Sabemos que comparando o consumo de energia de uma residência com o de uma empresa, mesmo que pequena, a tendência é que nas empresas seja mais alto. Traçar estratégias que diminuam esse consumo em tempos de tarifas mais altas é essencial para redução de custos operacionais. Continua conosco para saber de que forma você pode fazer isso!

Primeiro é importante que uma análise seja feita: Será que o custo com energia na minha empresa pode ser reduzido? Meus colaboradores têm me ajudado nessa missão? Boa parte dos meus gastos poderiam se transformar em investimento para minha empresa? Lembrando que redução no gasto de energia também significa ajuda na sustentabilidade do planeta.

Pensando em como podemos te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, e identificamos que com uma boa readequação de hábitos e estrutura, seu gasto pode reduzir consideravelmente. 

Selo Procel 

É importante conferir se os equipamentos presentes na empresa ou os que serão adquiridos possuem o Selo Procel de economia de energia. Esse Selo é um grande aliado para o consumidor, e por outro lado ainda estimula a fabricação e comercialização de produtos cada vez mais eficientes e econômicos que minimizem os impactos ambientais.

Cada equipamento possui o índice de consumo e desempenho diferente, por isso é importante se atentar a esse fator na hora da compra. Na etiqueta há informações como marca e modelo, há o valor do consumo de energia ou do rendimento energético (%), além das especificações técnicas que podem variar segundo o tipo de produto.

Pinte os ambientes com cores claras

Principalmente em escritórios, a iluminação pode ser responsável por 60% do consumo de energia aproximadamente. Claro que usar tintas claras não eliminará totalmente o uso de lâmpadas, mas quando se opta por cores claras, essa cor irá refletir e espelhar melhor a luz. 

Outras alternativas são adequar o ambiente para aproveitar ao máximo a luz natural, e também evitar muitas divisões no local ou ao menos optar por aquelas divisórias mais baixas, pois elas podem dificultar na difusão da luz, sendo necessário o uso de mais lâmpadas.

Opte por modelos de lâmpadas econômicas 

Para quem procura economia e sustentabilidade as lâmpadas de LED estão no topo da lista pelos seus diversos benefícios. Mas, antes de sair trocando todas as lâmpadas é importante entender suas necessidades e as diferenças entre elas.

Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados 

Você pode não saber, mas um dos principais vilões no consumo de energia são aqueles equipamentos antigos sem manutenção. Procure trocá-los por aparelhos mais modernos, pois esses são produzidos para serem eficientes e econômicos.

Fique atento ao uso de tomadas específicas em equipamentos com alta potência, caso contrário o aparelho pode não trabalhar da forma correta, gastando consequentemente mais energia. 

Outra questão é que as manutenções devem estar sempre em dias para garantir um bom funcionamento e durabilidade.

Ar condicionado 

Apesar de proporcionar um grande conforto os ar condicionados podem representar a grande parte da sua conta de energia. Mas, existem algumas dicas que podem te ajudar nisso: 

1- Verificar se possui o Selo Procel 

2- Certificar-se de que o disjuntor possui capacidade adequada

3-  Evitar ligar e desligar em um curto período de tempo 

4- Prefira aparelhos com a tecnologia inverter e recursos como “timer”

5- Faça um dimensionamento adequado para cada cômodo para escolher a potência ideal

6- Contrate um bom profissional para instalação 

7- Instale no alto o aparelho e sua unidade externa deve ficar em um local com boa ventilação e que não bata diretamente com a luz do sol, evitando um maior trabalho

8- É recomendado que permaneça na temperatura 23°

9- Limpe os filtros regularmente 

10- Evite a entrada de calor, mantenha as portas e janelas bem fechadas

Não esquecer as luzes ligadas

Essa é uma das maneiras mais simples e práticas de se economizar energia, mas que requer cooperação e mudança de hábito. É importante apagar as luzes e desligar todos os aparelhos da tomada (se possível). 

Nesse caso a tecnologia pode nos ajudar bastante. Sensores de presença, temporizadores e dimmers são algumas das opções. Sistemas de automação também podem ser bem úteis, permitindo que tudo seja controlado remotamente, proporcionando economia no longo prazo, mais conforto e segurança.

Evite o pico do consumo de energia 

No Brasil o horário aproximado em que o pico de gasto de energia é atingido é entre 17h e 22h.  Se for conveniente para seu negócio, procure adaptar seus horários de funcionamento ou de alguns funcionários para gerar economia de energia. 

Computadores 

O mais indicado é que sempre que possível os computadores sejam totalmente desligados. Mas, talvez isso traga certo trabalho em ter que iniciar tudo do zero novamente, pensando nisso a melhor opção é o hibernar. 

Quando for dar somente uma pausa rápida, não se esqueça de pelo menos desligar o monitor.

Busque conscientizar seus colaboradores 

Mesmo aderindo todas essas dicas se não houver cooperação do time, nada vai adiantar. Busque sempre conscientizar seus funcionários, e lembrá-los visualmente de executar determinadas ações para gerar um benefício coletivo. 

Recompensas também podem ajudar bastante nessas horas, seja criativo! 

Espero que tenham gostado das dicas, tentem implementar uma de cada vez até que se torne um hábito para todos. Em um momento os resultados serão visíveis! 

________________________________________________________________________________________

Curtiu o conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.