Existem diversas técnicas de decoração para otimizar o espaço de um apartamento pequeno. Mas você sabia que a iluminação também é peça importante para a organização dele? 

Um projeto luminotécnico bem feito é fundamental na hora de decorar a residência, principalmente se tratando de apartamentos pequenos. Para deixar o espaço com a sua cara e economizar energia, o planejamento é  a resposta. 

Hoje trouxemos 5 dicas de iluminação para apartamentos pequenos. Elas mostram que é possível sim deixar o ambiente funcional, aconchegante, e até com uma sensação de profundidade maior, utilizando técnicas de iluminação. 

Luzes brancas para áreas molhadas 

Área molhada é a área da casa em que o uso e exposição pode resultar na formação de uma lâmina de água.

Essas áreas são, por exemplo, banheiros, lavabos, áreas de serviço, lavanderias e áreas descobertas. Nestas áreas, pisos e paredes precisam ser estanques e impedir a penetração ou passagem de água para não causar a degradação da construção. E, para isso, precisam ser impermeabilizados e receber materiais de acabamento que cumpram essa função.

Já no caso da iluminação, a luz branca é a mais indicada para esses espaços, já que ela remete a ambientes laborais. Essa luz se assemelha mais com a luz do dia, e fornece uma sensação ativa ao entrar no ambiente. Por isso, nesses espaços as luzes de LED branca são as mais indicadas. 

Abajures e peças soltas: decoração e iluminação

Por conta do espaço restrito, os abajures são ótimas opções de luminárias decorativas para um apartamento pequeno. Sabendo escolher bem, você consegue unir o utilitário a uma decoração descolada, tendo assim uma peça funcional que além de agregar estilo, torna o ambiente mais iluminado.

Nesses casos, é importante dar preferência para as lâmpadas amarelas. Elas dão uma sensação de aconchego ao local, e impedem que a sensação da luz fique muito forte. 

Fitas de LED

Sancas, gessos, televisores, espelhos, são só alguns exemplos de locais que podem ser adornados com a fita de LED para criar um espaço mais profundo e moderno.

As fitas de LED são as melhores amigas da decoração e iluminação de banheiros pequenos, pois ao serem colocadas ao redor do espelho, criam uma sensação de profundidade no espaço. 

Além disso, podem iluminar o teto das salas, dando uma sensação de profundidade e modernidade ao espaço. 

Pendente na mesa de jantar 

Apartamentos pequenos, geralmente, não tem uma sala de jantar. Mas, o espaço para a mesa de jantar pode ser diferenciado e isolado com um pendente sobre ele

A centralização da luz no espaço, além de ajudar na decoração, vai dar um ar de separação, o isolando dos demais. Mas não se esqueça: o ideal é usar lâmpadas de LED, já que ele não dissipa calor, ou seja, não aquece os alimentos.

Luzes amarelas para espaços de descanso

Nós da G-light já falamos sobre as diferenças entre as luzes quentes e frias, e os locais indicados para elas. Por isso, preze pelas luzes a tonalidade amarela para os seus locais de descanso. A sala e os quartos, recebem um ar todo especial quando recebem uma iluminação amarelada. Fazendo assim, o seu corpo relaxar, e o local ficar extremamente aconchegante.

Se você vão se sente confortável com a luz amarela o tempo inteiro no seu quarto, é possível fazer uma variação, colocando a luz central como uma LED branca, e a secundária como LED amarela, criando assim dois espaços diferentes a depender da tonalidade da lâmpada que estiver ligada.


E então, o que achou das dicas? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades da G-light. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco!  

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.