Por muitos anos as lâmpadas incandescentes foram as mais utilizadas nas residências brasileiras. Mas por conta da sua baixa eficiência energética foram retiradas das prateleiras.

Para substituí-las, as lâmpadas de LED e as fluorescentes chegaram no mercado com diferenciais energéticos tangentes.

Se você é um desses que ainda não sabe as diferenças entre elas, continua lendo que vamos te explicar melhor.

  1. Como funcionam
  2. Principais características
  3. A comparação.

1. Como Funcionam

 

-Lâmpadas incandescentes:

Quando o interruptor é acionado, a corrente elétrica entra no sistema através de duas gotas de solda de prata na parte inferior do bocal.

Em seguida, percorre fios de cobre que estão firmemente fixados dentro de um bulbo de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre, estende-se outro fio muito fino e espiralado, o filamento de tugstênio.

Quando a corrente passa, o filamento esquenta e incandesce liberando energia que se transforma em calor (95%) e em luz (5%).

-Lâmpadas Fluorescentes:

As lâmpadas fluorescentes emitem luz pela passagem de corrente elétrica através do gás argônio e do vapor de mercúrio acondicionados em um tubo selado.

Quando a energia é acionada, os eletrodos passam a emitir elétrons que se movem de uma extremidade para a outra criando um fluxo de corrente.

Esses elétrons se chocam com os átomos de gás argônio que passam a liberar mais eletros.

Todos esses elétrons se chocam com os átomos do vapor de mercúrio provocando uma descarga elétrica quase que totalmente formada por radiação ultravioleta invisível ao olho humano.

Quando a radiação ultravioleta entra em contato com a poeira fosforosa (ou pó fluorescente) é convertida em luz.

– Lâmpadas de LED:

Um diodo semicondutor, formado pela junção de dois pequenos cristais de silício, impregnados com diferentes materiais. Os cristais que formam o diodo possuem carga elétrica em polaridades opostas.

Quando aplicamos uma voltagem no LED, a movimentação de elétrons gerada libera uma determinada quantidade de energia em forma de luz.

A cor da luz emitida pelo LED é determinada pelo tipo de material utilizado em sua construção.

2.Principais características

 

-Lâmpadas incandescentes:

Deixou de ser fabricada e comercializada em 2016, mas apresentava um baixo custo e fornecia uma luz agradável. Com temperatura de cor de 2700K (luz quente), tem o IRC 100, aceitava dimerização (variação de fluxo luminoso), vida útil de 1.000 horas.

-Lâmpadas Fluorescentes:

Fornece Luz agradável com temperatura de cor que pode variar 2.700K (luz quente) até 6.500K (luz fria). Tem uma vida útil que pode variar de 3000 até 10.000 horas.

– Lâmpadas de LED:

Sem dúvida a alta eficiência energética e a altíssima durabilidade são os benefícios mais consagrados do LED.

Sua versatilidade de tamanhos e tipos fornece ao comprador uma maior gama de escolhas na hora de utilizar essa luz.

3. A comparação

Comparar as duas com a incandescente chega a ser desonesto. As lâmpadas incandescentes deixaram de ser comercializadas e fabricada há três anos, e apesar de terem feito parte da vida de muitos brasileiros, a lâmpada contava apenas com uma vida útil de 1.000 horas.

-Lâmpadas Fluorescentes:

E as lâmpadas fluorescentes têm uma maior eficiência quando comparadas às incandescentes. Ela oferece uma melhor relação entre o fluxo luminoso e a potência. Durando cerca de 6 vezes mais, podendo chegar até 10.000 horas.

É muito mais econômica- cerca de 80%- porque consome 5 vezes menos energia para um resultado igual de fluxo luminoso.

-Lâmpadas de LED:

As lâmpadas de LED foram uma revolução do mercado, as pessoas contestaram o seu preço no início, mas o custo-benefício da lâmpada era tangente.

Sua vida útil é de 20.000 a 50.000 horas.  E a sua eficiência energética alta chamava atenção. A lâmpada produz mais luz por menos consumo. A quantidade de minicandelas geradas pela potência é cada vez maior, o que assegura um melhor desempenho se comparado às lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas de LED ainda apresentam um diferencial a mais: são ecologicamente corretas! Não se utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza na sua fabricação.

O acender e o apagar não comprometem a vida útil do LED, ao contrário do que acontece com as lâmpadas incandescentes.

E as lâmpadas de LED não emitem calor, já as lâmpadas incandescentes transformam 95% da energia captada em calor e apenas 5% em luz.

É preciso analisar muito mais que apenas o custo do produto. As lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas mas não deixaram de ser utilizadas.

O alto custo da LED é compensado pela sua grande durabilidade e economia de energia, o custo benefício é muito mais que apenas o custo real do produto.  A economia que você terá a longo prazo será muito maior.

__________________________________________________________________________________________________

Se você ainda tem em casa lâmpadas incandescentes, já passou da hora de substituí-las por lâmpadas de LED. O seu bolso agradece e o meio ambiente também.

A G-light conta com uma linha de produtos com a melhor qualidade e versatilidade do mercado. Encontre o que você procura aqui no nosso catálogo!   

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.