condominios-como-instruir-os-moradores-a-economizarem-energia

Pelo grande número de pessoas que circulam e residem não é possível acompanhar os gastos individuais, mas com um pouco de estratégia é possível encontrar maneiras de amenizar os exageros e contar com a parceria dos moradores para a economia de energia no condomínio.

Para o síndico, responsável pela ordem e organização do espaço, monitorar os gastos não é uma tarefa fácil ou mesmo possível por completo, por isso a educação estratégica dos moradores é a melhor opção para evitar que os gastos ultrapassem o necessário. Pensando em auxiliar nesse processo preparamos um passo a passo com possíveis problemas e soluções para os exageros com o gasto de energia elétrica.

Confira:

educar-os-moradores-do-condominio

1º passo – Cartazes e Orientações

Muitos moradores ainda não se deram conta do que podem fazer pela economia do espaço onde residem e nem de como isso será benéfico para ele. Nesse sentido, antes de qualquer ação é necessário apresentar bons argumentos para convencê-lo. Esse é um método eficaz de chamar atenção do morador para o uso desnecessário de energia que muitas vezes passa despercebido.

  • O que fazer:

Escolha os lugares e maneiras certas de chamar atenção. Cole cartazes informativos nos ambientes com maior circulação. Utilize boas informações sobre o assunto para mostrar o quanto é importante que cada um contribua um pouco para o procedimento.

Além de atribuir informações importantes também poderão ser coladas, instruções sobre a utilização do elevador, por exemplo. Essas instruções servirão para direcionar o morador a utilizar da maneira correta e somente quando for necessário, dessa maneira isso poderá ser cobrado de fato a cada morador pelos organizadores do ambiente.


Baixe gratuitamente o Cartaz de economia e instrua os moradores colando nos principais espaços!
g-light-cartaz-economia-de-energia

Clique e receba seu Cartaz sobre Economia de Energia


2º passo – Reunião com os moradores

Um boa maneira de potencializar o efeito educativo é reunir os moradores e conversar sobre o assunto. Dessa maneira o seu objetivo ficará claro e as instruções podem ser transformadas em regras se haver um acordo entre todos.

É importante falar sobre a economia não só de áreas comuns, mas também de maneira individual de cada residência. Uma reunião voltada para o assunto demonstrará a preocupação por parte dos proprietários e reforçará as instruções passadas no dia a dia.

  • O que fazer:

Convoque uma reunião geral e aborde as principais sugestões. O elevador é um dos grandes vilões da conta de energia, nesse caso poderá ser sugerido condições especiais para utilizá-lo. Evitar utilizá-lo em apenas um andar, ou mesmo por várias vezes ao dia, só utilizar em caso de grandes necessidades, como quando estiver carregando peso, etc. Além disso, soluções como, utilizar o chuveiro na temperatura certa, utilizar lâmpadas de LED,  etc devem também ser abordadas.

 

3º passo – Mudanças internas

Mudanças técnicas feitas pelo setor responsável são muito eficazes e importantes para iniciar o processo de economia.  Estudar o ambiente nesse passo é muito importante para considerar as áreas que mais consomem ou desperdiçam energia, e o que pode ser mudado nelas. Verificar a movimentação diária de determinados lugares irá ajudar a identificar os picos de gasto e saber o que fazer para amenizá-los.

  • O que fazer:

Em áreas muito movimentadas é melhor que as luzes fiquem acesas direto para evitar o desgaste, portanto, para melhorar o aproveitamento, apostar nas econômicas lâmpadas de LED é a melhor escolha. Em áreas com um movimento considerável, como corredores ou elevador é interessante fazer a instalação de sensores de presença para controlar esse gasto. Tomar o primeiro passo é uma forma de mostrar aos moradores que o projeto de economia é efetivo.

Aposte em Lâmpadas de LED em seu condomínio.
Clique e conheça os modelos lançamento.

 

Alguns passos importantes por parte da organização do espaço contribuem com a economia de energia no condomínio. Confira os principais:
  • Substitua os produtos tradicionais por tecnologias mais atuais
  • Verifique a fiação constantemente
  • Limpar regularmente as luminárias e equipamentos que acumulem poeira
  • Instalar sensores de luz para evitar o desperdício
  • Procure lâmpadas ideais para cada tipo de ambiente
  • Instrua os moradores a não sobrecarregar o elevador
  • Utilize energia solar para esquentar os chuveiros do condomínio

Para ajudar a síndicos e responsáveis a iniciar uma boa gestão de economia em energia no condomínio preparamos o Guia de economia, com dicas exclusivas sobre a economia em condomínios.

guia-economizar-energia-condominios

Clique e baixe gratuitamente.

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.