iluminação para hotéis

Ambientes belos e bem iluminados, aconchegantes e requintados. O imaginário de um hotel é bastante reforçado em nossas mentes. Seja em filmes ou viagens, a beleza das hospedagens nos atrai. Porém, nem todas são assim. A iluminação para hotéis é um dos pontos mais importantes para o sucesso.

Neste artigo, explicaremos alguns pontos importantes na iluminação para hotéis. Desde os fatores relevantes até as peças para cada ambiente.

Porque pensar na iluminação para hotéis

A iluminação para hotéis deve atender critérios que vão além da estética.

Conforto visual, relaxamento, abrigo, aconchego. Fatores que compõem a atmosfera de um hotel.

Além da necessidade em otimizar o ambiente, e diminuir as contas com energia elétrica, o projeto de iluminação para hotéis deve pensar em funcionalidade e design.

Em um hotel, a função principal não é abrigar temporariamente as pessoas. É dar a elas o dobro de atenção as necessidades básicas. Tanto nos ambientes privados (quartos) quanto nos sociais (lobby, restaurante, etc.).

Dicas de iluminação para hotéis

Em um ambiente como este, todo detalhe faz a diferença. Não só na composição do design, mas na quantidade de hóspedes.

Simplicidade

Assim como os ambientes de maior circulação são mais agitados, também deve haver locais de tranquilidade.

A lógica é a mesma de um bar ou restaurante. São regiões diferentes, com objetivos diferentes. Porém, no mesmo lugar.

Para estes locais, o interessante é pensar em temperaturas de cores mais baixas. Elas criam uma atmosfera mais agradável, calma e aconchegante.

Ambientes

Como dissemos antes, a iluminação para hotéis deve criar atmosferas. Ambientes diversos para hóspedes diversos.

No lobby, o ideal é que haja maior iluminação. Além de ser o local dos check-ins, é onde ocorre a maior movimentação. Lustres, como o Glamour e o Luteus, são perfeitos para estes ambientes. E, tanto hotéis de grande e médio porte podem se valer dos benefícios deles.

Já em ambientes como os restaurantes, o conforto é prioridade. Isto porque, são neles em que os hóspedes podem resolver fazer uma leitura ou uma reunião.

Nestes locais, investir em pendentes, abajures, arandelas e iluminação indireta é interessante. Além disto, o LED está em alta. Além de oferecer melhor conforto visual, é mais econômico que as lâmpadas fluorescentes.

Quartos

A maioria dos hotéis oferece modalidades diferentes de dormitórios. E a iluminação para hotéis deve ser pensada para cada um deles.

Nestes ambientes, a presença da luz central é bem-vinda. Porém, utilizar opções mais discretas também é interessante.

Pense em arandelas e iluminação indireta em alguns pontos dos quartos. Isto vai fazer com que o hóspede escolha a melhor maneira de iluminar o ambiente.

Nos espaços em que há objetos, como televisão, é preciso ter ainda mais atenção. Uma luz refletida no monitor pode causar desconforto visual. Assim como nos banheiros dos quartos. Um ponto de iluminação errado pode causar uma sombra que, na pior das hipóteses, pode ocasionar um acidente.

Área externa

A região externa pode ser aproveitada na iluminação para hotéis. Afinal, não é somente durante o dia que a região pode ser explorada.

Durante a noite, postes, refletores e tartarugas LED são ótimas pedidas. Trabalhe também com cores que harmonizem com o design do ambiente. Assim as pessoas passarão mais tempo desfrutando do espaço.

Auditórios e centros de convenções

Um dos locais mais requisitados. E não somente por quem está hospedado.

Os centros de convenções merecem atenção especial. Afinal de contas, cada evento pode ter suas peculiaridades.

O importante, aqui, é diversificar as opções em iluminação. Em cores, luminárias e potência da iluminação.


A iluminação para hotéis contempla não só a segurança, mas o requinte.

Investir em soluções iluminotécnicas de qualidade pode ser a chave para uma completa mudança de patamar do estabelecimento.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.