Economizar energia elétrica, além de ser importante para o seu bolso, é importante para a sustentabilidade do planeta.

Uma hidroelétrica tem um impacto absurdo no ecossistema do local. No Brasil, a maior fornecedora de energia elétrica são as hidroelétricas. Dentre os impactos ambientais causados por elas estão as mudanças climáticas, interferências na fauna e na flora e dos recursos minerais.

No Brasil o governo propõe ações para evitar esse gasto demasiado no verão. Pois uma hora a mais de luz natural pode fazer uma diferença enorme na sua conta no final do mês.

Muitas outras pequenas ações podem ser colocadas em prática para que a sua conta de luz tenha um decréscimo de quase 30 % nas futuras faturas. Para ajudar você com isso, separamos 6 dicas simples para fazer com que você economize energia elétrica.

  1. Desconectar os aparelhos da tomada.
  2. Trocar as lâmpadas
  3. Fiscalize sua geladeira
  4. Chuveiro elétrico
  5. Fiscalize o ar-condicionado
  6. Evite o uso de transformadores e “T’S”

 

1. Desconectar os aparelhos da tomada

Muitas vezes desligamos determinados aparelhos, mas os deixamos plugados na tomada. Isso faz com que os mesmos fiquem no modo stand-by, e continuem gastando energia.

Tv’s, micro-ondas, carregadores de celular, são apenas exemplos de equipamentos que são vilões na hora de economizar energia. O simples ato de retirar os aparelhos da toda já poupará, e muito, a sua energia elétrica.

2. Trocar as lâmpadas

A tecnologia evoluiu muito e hoje chegamos a uma lâmpada que consome muito menos e dura muito mais.

Se na sua casa as lâmpadas ainda são incandescentes (aquelas amareladas) já passou da hora de troca-las por lâmpadas de LED.

As lâmpadas de Led apresentam uma economia de energia tangente. Ela gasta 5 vezes menos de energia para o mesmo resultado de fluxo luminoso do local.

Então, a troca de lâmpadas pode ser um divisor de águas quando se trata da economia de energia na sua residência.

3. Fiscalize sua geladeira

A geladeira é um aparelho que consome muita energia e não pode ser desconectado dela. Mas, existem alguns truques para evitar que ela gaste mais energia do que o necessário,

Manter a sua geladeira a 10 cm da parede ajuda a impedir o superaquecimento dela. Quanto mais quente a sua geladeira ficar, mais ela vai trabalhar para resfriar. Quanto mais trabalho, mais energia será gasta e consequentemente menos economia você terá.

4. Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um vilão tanto para a economia de agua como para a economia de energia.

Diminuir o tempo dos banhos, e se possível desligar o chuveiro elétrico são essenciais para economizar. Aproveitar o calor e evitar o uso demasiado do chuveiro elétrico podem ser aliados na hora de economizar a energia elétrica.

Quando se trata de verão, essa dica pode parecer simples. Mas, sabemos que no inverno a situação é outra, então apenas diminuir o tempo dentro do banho já ajuda muito na economia de energia.

5. Fiscalize o ar-condicionado

Se você economizar mesmo substituir o ar-condicionado pelo ventilador resultará em uma economia de 30% na conta no final do mês.

Mas, se o calor estiver mesmo insuportável e seja necessário utilizar o ar-condicionado, manter ele numa temperatura mais alta (entre 24C° e 26C°) fará com que o ar-condicionado trabalhe menos e consequentemente consuma menos energia elétrica.

6. Evite o uso de transformadores e “T’S”

Manter a sua residência numa mesma tensão, evitando o uso de transformadores economizará a sua energia. Os transformadores sugam muito mais energia do que o necessário para estabilizar a tensão.

Um outro problema para sua conta de luz são os T’s ou Benjamins. Apesar de úteis, elas podem sobrecarregar o seu circuito de iluminação, e ultrapassar a quantidade de energia necessária para que os aparelhos funcionem.

Dicas extras

  • Pintar as paredes com cores claras pode ajudar a economizar energia, pois mantem o ambiente mais iluminado.
  • Evite colocar coisas quentes diretamente na geladeira, o calor será mais difícil de ser resfriado.
  • Limpe o seu freezer com frequência. O gelo acumulado faz com que o freezer precise trabalhar mais para funcionar normalmente.
  • Sempre apague as luzes ao sair dos cômodos.

________________________________________________________________________________________________________

A G-light se preocupa com a sustentabilidade do planeta, e com o seu bolso. Troque as suas lâmpadas por lâmpadas G-light.

 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.