A piscina dos sonhos é um mimo desejado por muitos. Ter onde reunir amigos e família aos finais de semana. Um lugar para se refrescar do calor do verão. Mas, mesmo durante a noite, a piscina não deixa o charme de lado. E, para torna-la ainda mais atrativa, nada melhor do que ter uma boa iluminação.

Pensar com cuidado neste quesito está atrelado, também, à segurança. Um local mal iluminado pode causar acidentes graves. Principalmente se envolver crianças e idosos. Por isto, separamos algumas dicas importantes para iluminar a piscina da casa e deixa-la ainda mais bonita.

Quando começar

O melhor momento para pensar na iluminação é durante o planejamento da piscina. Ainda na planta, antes mesmo de cavar o fosso. Dessa maneira, é mais simples pensar em quais os pontos ideais para adicionar as lâmpadas.

É possível fazer isto com uma piscina já instalada? Sim. Mas é mais difícil. Em ambos os casos, o melhor a se fazer é contratar um profissional especializado. Um projeto mal desenvolvido não só pode deixar a iluminação da piscina desagradável como afetar a usabilidade da peça.

Posicionamento da iluminação

Como dito no ponto anterior, este passo deve ser bastante planejado. Se possível, antes de instalar a piscina. Tente imaginar (ou veja na planta da decoração), onde vão ficar as mesas. Ou, no caso de já ser uma piscina instalada, onde as pessoas mais permanecem. O ideal é que a iluminação atenda a dois princípios; não causar pontos de ofuscamento e gerar uma sensação de bem-estar. Para quem está dentro e para quem está fora da piscina.

Formato da piscina

A cor do fundo e o desenho da piscina influenciam bastante na iluminação. Afinal, são neles onde a luz irá incidir primeiro. Quanto mais clara for a piscina, maior destaque as cores e as luzes ganharão. Já as mais escuras precisam de um pouco mais de cuidado – e trabalho.

A área externa não pode ficar de fora

Pensar nas luzes da piscina é interessante, mas, e o restante? Toda a área externa compõe o visual. Afinal, é nela onde os convidados circularão quando não estiverem dentro d’água. Para esta tarefa, indicamos os postes, refletores, balizadores e tartarugas LED G-Light. Estes ajudam a valorizar a área externa e promovem segurança ao local. Este é um momento crucial: é aqui onde será criada a identidade de toda a área.

Trabalhe com cores

Luzes totalmente brancas podem deixar sua piscina ainda mais monótona. Pensar em esquemas de cores que sejam bonitos, e dentro da proposta da decoração, é importante. Porém, mesclar várias tonalidades diferentes dentro da piscina pode não ser uma boa escolha. Pense nesta mescla entre as luzes debaixo d’água e as da área externa.

O LED como diferencial

A tecnologia do momento não pode ser esquecida. Além de possuírem melhor eficiência energética, a durabilidade das lâmpadas de LED é maior do que das florescentes, por exemplo. Além disto, não emitem radiação IV e UV e possuem diversos bocais, que permitem a troca da fonte luminosa sem substituir a luminária.

Manutenção

Cuidar da iluminação não é somente pensar no esquema de cores das lâmpadas. A manutenção das lâmpadas, tanto da área externa quanto da subaquática. O ideal é manter uma periodicidade. Instalações que não passam por um processo de checagem podem causar acidentes graves.


Pensar no projeto de iluminação envolve vários locais. Desde a sala de jantar e outros ambientes internos até os locais de lazer. A melhor solução em iluminação, no final das contas, é a mais confortável, segura e econômica. E não há motivos para deixar as piscinas alheias a tudo isso.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.