aumento-da-conta-de-luz-bandeiras-tarifarias-2018

O ano de 2017 terminou com o aumento da conta de luz. A cobrança de bandeira vermelha na energia elétrica aumentou os valores da conta para muitos brasileiros e adotar hábitos econômicos é a maneira de driblar a instabilidade na cobrança de taxas.

O que são as bandeiras tarifárias?

Bandeira tarifária é o sistema que sinaliza os custos reais da geração de energia elétrica. A bandeira pode ser verde, amarela ou vermelha. As cores indicam se o custo será maior ou menor dependendo das condições da geração da eletricidade.

 

Bandeira tarifária é diferente de tarifa de energia

A tarifa de energia representa a maior parte da conta e cobre custos de geração, transmissão e distribuição da eletricidade.

A bandeira tarifária, ao contrário do que parece, não é um custo extra. Ela reflete os custos variáveis na geração de energia. Esses valores podem ser maiores ou menores de acordo a usina que será utilizada para a geração.

Em 2017 a tarifa ficou vermelha, a 2ª bandeira mais cara com custo adicional de R$3,00 para cada 100KWh consumidos. As bandeiras tarifárias mais caras costumam ser cobradas em épocas em que o regime de chuvas é insuficiente para recompor os reservatórios de usinas hidrelétricas. Quando isso acontece o governo aciona as termoelétricas que custam mais.

 

Janeiro de 2018 terá bandeira verde

aumento-da-conta-de-luz-bandeira-verde-janeiro-2018

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que no mês de janeiro não haverá cobrança da taxa extra, a bandeira cobrada será a verde.

Ainda assim, o consumo de energia deve ser regulado para evitar o desperdício especialmente no verão, época em que o consumo tende a ser mais intenso pela irregularidade dos horários e o uso de mais equipamentos que driblam o calor.

 

Como driblar o aumento da conta de luz com a variação das bandeiras?

 

No verão…

  • Ar Condicionado

aumento-da-conta-de-luz-ar-condicionado

O aumento da temperatura é um incentivo para usar o ar condicionado com frequência. O problema é que o mal uso do equipamento chega a aumentar o valor da conta em 30%.

Para evitar o desperdício:

  • Mantenha o aparelho limpo e a manutenção em dia
  • Mantenha portas e janelas fechadas enquanto estiver utilizando

 

  • Lampadas de LED

economia-energia-lampada-led

Apesar de o dia permanecer mais claro por mais tempo, as pessoas tendem a dormir mais tarde nos dias de muito calor, automaticamente mantendo as lâmpadas acesas por mais tempo

  • Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de LED (além de mais econômicas, elas não esquentam, evitando o aumento de temperatura ambiente)

 

  • Chuveiro Elétrico

chuveiro-eletrico-aumento-conta-de-luz

O chuveiro elétrico é um equipamento muito utilizado nas residências e representa 25% do consumo em uma conta de luz.

  • Mantenha o chuveiro elétrico desligado se possível, ou no modo verão se necessário.
  • Evite banhos muito longos enquanto o equipamento elétrico estiver ligado.

 

  • Geladeira

aumento-da-conta-de-luz-geladeira

A geladeira começa a ser aberta com maior freqüência, e a entrada de calor constante pressiona o equipamento fazer mais esforço para funcionar.

  • Tente manter garrafinhas com água bem gelada fora da geladeira, evitando abri-la constantemente
  • Evite colocar panelas e vasilhas de alumínio na geladeira, pois costumam sobrecarregar o funcionamento

Mesmo com o primeiro mês em bandeira verde, a expectativa é que em 2018 exista uma alta nas bandeiras tarifárias justamente pela insuficiência no regime de chuvas para compensar os períodos de seca.

Os bons hábitos de economia, são fundamentais para diminuir os gastos pessoais, colaborar com a sustentabilidade mundial e estar sempre preparado para períodos de alta nas bandeiras tarifárias.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.