A gente sabe que um ambiente iluminado faz toda a diferença, mas você sabe como calcular a quantidade de luz necessária de acordo com o tamanho de cada ambiente? É isso que vamos te ensinar aqui!

Em qualquer projeto de design, arquitetura ou engenharia a iluminação deve receber uma atenção especial, até porque faz toda a diferença no aspecto final. Para determinar a quantidade de pontos de luz necessários é preciso não somente intuição, mas sim uma análise luminotécnica completa. 

Apesar de parecer ser algo difícil, existe uma fórmula simples que pode ajudar qualquer pessoa a começar a projetar ou fazer pequenos ajustes e melhorias para tornar o ambiente mais confortável. 

Planejamento Luminotécnico

A iluminação é muito influenciada pelo tipo de atividade que se pretende exercer no ambiente, e é partir dela que será definida a quantidade de luz adequada, ou seja, o nível de iluminância que é o ambiente precisa receber.

 Cada espaço possui características próprias, tornando a personalização do projeto de acordo com o ambiente importante, pois uma boa iluminação tem a capacidade de deixar o local mais aconchegante, charmoso, sofisticado, moderno e até de alterar o humor das pessoas. Um bom profissional entende a importância de se calcular além da quantidade de luz necessária, mas também a distribuição dos pontos, dos modelos de luminárias e da melhor forma de gerar economia de energia. 

Nível de Luminância 

Antes de iniciar qualquer projeto, é necessário ter uma noção do nível de luminância que o ambiente já possui, é um cálculo mais complexo por envolver uma série de fatores que podem interferir em diferentes graus. Portanto, geralmente é necessário um conhecimento prévio nessa etapa. 

A medida da quantidade de luz presente (ou da quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado) é o Lux, e o valor médio utilizado para cada tipo de ambiente varia de acordo com a necessidade e atividade a ser realizada. Existe uma norma chamada de NBR 5413 que fornece diversas tabelas sobre a quantidade de iluminação ideal em interiores que pode auxiliar nesse processo.

Alguns exemplos são:

>Banheiro: 150lx

>Cozinha: 150lx

>Sala de Estudo: 500lx

>Sala de Jantar: 500lx

> Hall de Entrada: 100lx

Fluxo Luminoso das lâmpadas

Um dos passos importantes do projeto é conhecer a intensidade de luz emitida pela lâmpada escolhida. Nesse caso, a unidade de medida do fluxo luminoso ou da capacidade de iluminação de uma lâmpada, é o Lúmen. Quando estabelecemos qual a quantidade de lúmen necessária para cada ambiente, conseguimos definir consequentemente a quantidade de itens necessários para atingir o grau de iluminância ideal. 

Aqui podemos ver alguns exemplos de lúmens | watts, para o modelo de lâmpadas de LED:

> 270lm | 3W

> 450lm | 6-9W

> 800lm |  8-12W

> 1100lm | 13-15W

> 2600lm |  25-28W

O cálculo de Lúmens para cada espaço

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Veja o exemplo: 

Analisando uma cozinha com 23m², a média de iluminância necessária seria de 150 lx de acordo com a norma. Multiplicando esses dois fatores, resultaria em um lúmen necessário de 3450. Se fossem estabelecidos quatro pontos de luz naquele ambiente, poderiam ser duas lâmpadas de 1100 lúmens, uma de 800 lúmens e uma de 450 lúmens. Se nesse caso fosse escolhido o uso de lâmpadas de LED, então seriam duas de 13-15 watts, uma de 8-12 watts e uma de 6-9 watts.

Apesar de ser fundamental, o cálculo não deve ser o único fator decisivo, muitas outras variáveis devem ser levadas em consideração, como a quantidade de luz natural existente, a cor da parede e revestimentos, altura do pé direito a distância entre os pontos de luz e entre outros. De qualquer forma, não deixe de procurar a ajuda de um profissional para um resultado ainda mais satisfatório. 


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.