acoes-economia-de-energia

Com a oscilação nas taxas cobradas na conta de energia elétrica a economia planejada é sempre uma opção válida para não ultrapassar o orçamento.

Além de ações diretamente ligadas ao uso da energia algumas ações aparentemente sem relação podem também contribuir com a economia de energia.

 

Pinte as paredes em tons claros

As paredes brancas e claras absorvem e espalham melhor a luz, evitando o desperdício e diminuindo a necessidade de muitos fluxos de luz. Combinadas com a luminária adequada valorizam e ampliam o espaço.

 

Mantenha globos e lustres transparentes limpos

Com o tempo e dependendo do ambiente, alguns modelos de lâmpadas ou luminárias podem acumular sujeiras como pós, insetos, etc. Principalmente em cúpulas transparentes, essa sujeira impede a completa da luz causando desperdício na iluminação.

 

Lave e passe em grandes quantidades

A energia demandada para ligar a máquina ou esquentar o ferro é economizada quando fazemos isso com uma boa quantidade de peças. Assim evitamos ligar e desligar os aparelhos com muita freqüência.

 

Toalha molhada para dias secos

Ao invés dos comuns umidificadores eletrônicos opte por usar alternativas nos dias secos. Uma toalha molhada nos cômodos ou recipientes com água deixam o ar mais fresco.

 

Condições e posição da geladeira

O calor do fogão reflete no funcionamento da geladeira podendo aumentar o consumo de energia em até 20%.outro erro comum é não verificar a condição da borracha na porta da geladeira o que pode causar escapamento da refrigeração.

 

Equipamentos eletrônicos com certificação

Eletrônicos e eletrodomésticos precisam de certificação dos órgãos responsáveis para garantir um funcionamento adequado e um consumo responsável de energia. O Procel é o selo do Inmetro normalmente utilizado geralmente para legalizar a comercialização desse tipo de produto.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.