A energia eólica, forma indireta de obtenção de energia do sol (uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares) se comparada com outras formas de energias renováveis, demonstra um desenvolvimento muito maior.

Mesmo que essa forma de energia apresente desvantagens e impactos significativos, como:

  • Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores da região onde existe um contato maior diante das instalações eólicas.

Por isso, as habitações mais próximas deverão estar no mínimo a 200 metros de distância.

  • Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
  • Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante.

As vantagens para o uso da energia eólica é muito aparente, mesmo que não seja compreendida por grande parte das populações, como:

  • Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
  • Geração de investimento em zonas desfavorecidas
  • E como efeito, temos as criações de novos postos de emprego;
  • Poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Kyoto (países que se comprometeram a reduzir a emissão de gases) e diretivas comunitárias.

A vista disso descubra agora como funciona uma Usina eólica. Se ficou curioso, vem conferir.

Processo histórico:

Os primeiros registros da utilização de energia eólica datam de 200 A.C. e são provenientes da civilização Persa. Eram utilizados moinhos de eixo vertical para moer grãos e bombear água, minimizando os gastos de força motriz humana ou animal.

Acredita-se, todavia, que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C) já se utilizava de cata-ventos rústicos para irrigação.

Os cata-ventos chegaram à Europa com o fim das Cruzadas e foram largamente implementados, tornando a figura do típico moinho holandês muito conhecida na cultura popular.

E onde os moinhos eram utilizados?

Na fabricação de papel e drenagem de áreas alagadas, na produção de óleos vegetai.

Entretanto, com o avanço da Revolução Industrial, a energia eólica entrou em declínio para dar espaço às novas máquinas à vapor.

Mas como essa energia é utilizada hoje? É isso que vamos apresentar.

O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador é composto basicamente por dois ímãs que, ao girar um sobre outro, produzem carga elétrica.

Essa carga, citada anteriormente, é então direcionada para uma estação de armazenamento, que funciona como uma bateria muito grande (no caso de sistemas isolados), ou é distribuída pela rede elétrica (no caso de sistemas integrados à rede).

Quanto ao rotor eólico, componente das turbinas eólicas, é formado por pás, cubo do aerogerador e mecanismos de controle de passo.

Existem 2 tipos de rotores eólicos:

  • O rotor eólico pode ter eixo vertical: que é quando a energia do vento é aproveitada sem que seja necessário mudar a posição do rotor, uma vez que ele não gira seguindo a direção do vento.

Existem dois tipos de rotor eólico vertical.

  • O Rotor de Savonius: é movido pela força de arrasto do ar
  • O Rotor de Darrieus: por sua vez, é constituído por pás verticais que se movimentam com a ação do vento, (sendo mais vantajoso que a primeira opção).

Esse tipo de rotor vertical é indicado para espaços urbanos, embora apresente desempenho inferior ao próximo tipo de rotor:

  • O rotor eólico de eixo horizontal: apresenta um funcionamento parecido com o de moinhos de vento, com perfil aerodinâmico, contendo de uma a três pás ou mais (multipás).

Os modelos com três turbinas são considerados os mais eficientes, com bom custo-benefício.

Os rotores eólicos do tipo horizontal são divididos em duas categorias:

  • Frontal: com pás rígidas e um dispositivo motorizado que orienta o rotor de acordo com a direção do vento;
  • Retaguarda: na qual o vento sopra pela retaguarda das pás e o rotor é flexível e se orienta automaticamente;

Onde pode ser utilizado um sistema eólico?

  • Sistemas isolados: que armazenam a energia em baterias, normalmente utilizados em aplicações residenciais e de menor escala.
  • Sistemas integrados à rede: que entregam a energia direto para a rede elétrica, normalmente em maior escala e com fins comerciais

Existe também a aplicação off-shore que é um sistema de produção de energia eólica instalado no mar, que aproveita os ventos fora da costa e utilizam redes elétricas para transmitir a energia para o continente

Foi possível ver neste post que as usinas eólicas aproveitam a força dos ventos para gerar eletricidade.

E que para funcionar é necessário que os seus eixos sejam movidos por uma enorme hélice, que é controlada pela velocidade dos ventos.

Já que chegou até aqui, clique ao lado e conheça os nossos Reatores Eletrônicos, que adequam a tensão da rede elétrica à potência mais indicada para o melhor funcionamento dos seus equipamentos.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.