projeto-arquitetura-iluminacao

Além da divisão e organização de cômodos e móveis, um bom projeto de arquitetura depende de outros fatores que podem até não ser tão evidentes para um cliente, mas que fazem toda a diferença no espaço.

Para projetar bem os detalhes é indispensável pensar em aspectos de conforto como o clima, a temperatura e a iluminação.

A iluminação é um item importantíssimo tanto em projetos arquitetônicos, quanto em um design interno simples. Ela é capaz de harmonizar a disposição dos cômodos e Objetos, economizar energia elétrica e tornar o ambiente ainda mais funcional.

 

Luz Natural e Artificial: A combinação necessária

projeto-de-iluminacao-luz-natural

Residencia Belvedere em belo Horizonte por Anastasia Arquitetos

Uma complementa a outra e ambas são essenciais em qualquer projeto. Em primeiro lugar, para definir a localização dos cômodos e móveis é preciso ter noção de onde vem a luz natural, a posição do sol e como ela reflete dentro do ambiente. Quanto mais a luz natural for aproveitada, melhor será a impressão visual criada. Da mesma maneira, é também importante garantir que os equipamentos certos de iluminação sejam utilizados em cada ambiente, proporcionando conforto e claridade suficiente.

 

Os tons de iluminação

projeto-de-iluminacao-tom

Cada tom pode transmitir um impacto visual e inconsciente na nossa saúde e bem-estar (energia, concentração, sonolência, etc).

Existem basicamente 3 principais tons de lâmpada:

Iluminação quente – tom avermelhado, entre 2700 e 3500 Kelvin

Iluminação neutra – tom branco, entre 4000 e 6000 Kelvin

Iluminação fria – tom azulado, entre 6000 e 7000 Kelvin

 

A intensidade ideal

luminaria-plafon-led-g-light

A luz pode transmitir diversos sentimentos e sensações. Isso pode ser modificado pelo tom, intensidade da luz e pelo próprio modelo da luminária ou lâmpada.

Intensidade fraca – em ambientes mais intimistas a iluminação leve proporciona calma, descanso, sonolência…

Intensidade clara e forte – uma luz mais aberta transite alegria, energia e alerta. Uma boa indicação para escritórios, salas de aula, cozinhas, etc…

Basta ter atenção e encontrar os equipamentos luminotécnicos certos para cada objetivo. O segredo para acertar na iluminação de um projeto de arquitetura é atentar-se e saber unir o útil ao agradável e ao confortável. Confira as dicas:

 

  • Pense na utilidade da lâmpada e do cômodo

iluminacao-comodos-utilidade

Para escolher tom e intensidade adequada é preciso lembrar a finalidade dos cômodos. Um ambiente de estudos, por exemplo, precisa ter uma iluminação bem mais intensa, uniforme e clara (neutra ou fria).  Ainda que a iluminação geral seja suficiente, é possível aproveitar a funcionalidade e decoração das luminárias de mesa direcionais.

As salas, de estar ou jantar, podem ter uma luz clara, no entanto, mais intimistas. A decoração quente nesse caso pode ser utilizada com elementos decorativos como o abajur ou com a elegância dos lustres.

 

  • Combine com a decoração

iluminacao-combinar-decoracao

As lâmpadas não precisam ser apenas funcionais. Com a variedade de modelos, cores e conectores das lâmpadas de LED é possível apostar em itens de decoração de diversos modelos sem perder a funcionalidade do produto, pelo contrário, apenas impulsionando a qualidade e objetivo da iluminação.

O lustre, por exemplo, é sempre uma boa opção decorativa, é essencial combiná-lo ao tipo de decoração do lugar, se moderna, busque os modelos mais atuais, mas se a ideia for passar elegância e seriedade, um modelo mais exuberante irá compor muito bem desde que seja proporcional a quantidade e tamanho dos objetos e móveis.

 

  • Escolha tamanhos proporcionais

luminaria-tamanho-proporcional

A proporcionalidade é um ponto fundamental para a harmonia na decoração e divisão de espaço. Deve-se ter cuidado, pois uma luminária pode se adequar a funcionalidade e decoração do espaço, mas pode ser menor ou maior que o ideal e isso pode por tudo a perder. O tamanho proporcional tem base no tamanho do cômodo e na quantidade de objetos também , pois essa deve pesar na harmonia do espaço.

 

  • Agregue conforto e economia

teste-lampada-led

As lâmpadas em LED proporcionam o conforto completo para um projeto sob medida. A projeção da luz, variedade em intensidade, tom tamanho e nos próprios equipamentos decorativos que a utilizam. Além de beleza, elas são sustentáveis, pois não emitem substâncias tóxicas ou prejudiciais, e tem mais de 90% das suas peças recicláveis. As lâmpadas em LED não tem o corpo aquecido quando estão em funcionamento, por isso, não modificam a temperatura ambiente, e conseguem converter todo o calor recebido em luz, evitando o desperdício da energia.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.