Já estamos tão acostumados em ligar a televisão, acender as luzes, carregar equipamentos, utilizar os eletrodomésticos que não paramos para pensar na forma ou caminho que essa eletricidade passa, ou passará até chegar a nossas casas.

Visto isso, mostraremos de forma objetiva, esse caminho.

Produzida a partir de um potencial elétrico de dois pontos de um condutor, a energia elétrica é a principal fonte de energia do planeta.

Em grande parte, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.

No Brasil, quase 90% da energia é produzida nas Usinas Hidrelétricas sendo que a maior Usina Hidrelétrica do Brasil é a Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná na fronteira entre o Brasil e Paraguai.

Nas Usinas Hidrelétricas, utiliza-se a força das águas, dos rios, para gerar energia mecânica, que por sua vez chega para a população em forma de energia elétrica, tão indispensável nos dias atuais: computadores, baterias, eletrodomésticos, iluminação, televisores, dentre outros

No Sistema Internacional (SI), a energia elétrica é representada em joule (J), contudo, a unidade de medida mais utilizada é o quilowatt-hora (kWh), como podemos notar na medição do consumo de energia elétrica feita pelas companhias energéticas

Você sabia que a agência que fiscaliza e regulariza a geração, comercialização e transmissão da energia elétrica no Brasil é a Aneel – “Agência Nacional de Energia Elétrica” ? Se não sabia, agora já sabe.

Algumas dúvidas que costumam aparecer quando o assunto é energia elétrica:

Por que os apagões acontecem?

José Aquiles Baesso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), diz que “No Brasil, a maior parte da energia é produzida longe dos principais centros de consumo. Toda vez que se percorrem longas distâncias, as chances de acontecerem imprevistos aumentam”

Os apagões representam, portanto, a fragilidade no sistema de transmissão das redes elétricas e podem ser causados por falhas nos equipamentos de proteção dos cabos de transmissão ou até mesmo por um eventual pico de consumo.

A qualidade da energia gerada muda de acordo com as regiões do Brasil?

Agostinho Pascalicchio, professor de engenharia elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que “Perdemos 17% de tudo que produzimos. Isso equivale a uma usina hidrelétrica de Itaipu e tem um custo muito grande para a sociedade porque cria a necessidade de gerar mais energia do que o necessário”.

A quantidade do recurso que é dissipada no caminho feito pela energia afeta diretamente a qualidade da eletricidade fornecida em algumas regiões.

Ou seja, uma concessionária que deseja permanecer no mercado deve cumprir uma série de exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina a qualidade da energia.Para uma concessionária aumentar a tarifa e ter mais lucro, ela precisa apresentar relatórios que comprovem melhorias nos indicadores do fornecimento.

“Existe um esforço em melhorar o serviço prestado. Mas as empresas das regiões Sul e Sudeste são as que têm melhores indicadores. E isso impacta na qualidade do fornecimento”, diz Aquiles Baesso, da Poli.

Como tornar o caminho da energia mais seguro e eficiente?

Mesmo com soluções de grande porte para a rede nacional, os especialistas consideram que a energia mais segura e eficiente é aquela produzida o mais próximo possível do ponto de consumo.

Com isso, as perdas no meio do caminho acabam e a energia ainda pode ser produzida na tensão de consumo, o que facilita a distribuição.

Como a energia elétrica é transmitida?

A eletricidade é conduzida até uma residência por meio de um sistema. O processo é todo ramificado: inicia-se na geração de energia, passando por equipamentos de transmissão e distribuição por cabos, chegando aos postes e às tomadas das casas ou empresas.

Conheça abaixo cada elemento que compõe uma rede elétrica. Uma rede interligada para entrega da eletricidade dos fornecedores aos consumidores.

Estação geradora

É um conjunto industrial que transforma uma energia potencial em energia elétrica. No Brasil, utiliza-se, principalmente, da energia gerada pela queda da água represada nas usinas hidrelétricas para transformá-la em eletricidade.

A queda d’ água movimenta o gerador, que cria um campo magnético e energia elétrica. Em seguida, é conduzida para o sistema de transmissão.

Linhas de transmissão

São os cabos de alta tensão, sustentados por torres, que levam eletricidade por longos trajetos.

A tensão tem seu valor elevado, reduzindo ainda mais as perdas energéticas.

Subestação de transmissão

É uma instalação elétrica que possui transformadores que aumentam a tensão da energia gerada. A tensão é alterada para evitar perda excessiva de energia ao longo de sua transmissão. Já que, parte da energia elétrica se perde sendo transformada em térmica. A isto chamamos de efeito Joule.

Subestações de distribuição

Recebem e distribuem a eletricidade.

Nesta etapa, a energia passa por transformadores de tensão. Diminuindo seu valor para seguir o percurso pela rede de distribuição, chegando à fiação dos postes.

Fiação dos postes

A energia chega aos transformadores de distribuição para baixar a tensão mais uma vez. Em seguida, passa pela fiação (aérea ou subterrânea), sendo conduzida até as indústrias ou casas.

Consumidor final

O destino final da energia elétrica são as residências e as indústrias. As empresas privadas são responsáveis pela distribuição energética em boa parte do país, sendo reguladas pela ANEEL.


Agora que você já sabe o caminho da eletricidade até sua casa, se tem interesse em melhorar a intensidade e distribuição da energia nas instalações da sua casa, ou comércio, você precisa conferir os nossos produtos.

Veja também, os Spots de solo led. Eles podem ser instalados tanto no solo como em paredes de áreas internas ou externas. Também possuem grau de proteção IP67. Além da economia e maior durabilidade, proporcionam também, uma ótima iluminação de destaque.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.