Uma ótima estratégia de merchandising pode garantir o sucesso das suas vendas. Mas você sabe como preparar o seu Ponto de Vendas (PDV) para isso? Vem com a gente!

Ter um planograma, ou um guia de estratégias de merchandising pode facilitar ainda mais a sua vida, auxiliando na organização e na hora de “pôr a mão na massa” para deixar a sua loja ainda mais atrativa.

Então, vamos lá aprender mais sobre organização do seu PDV?!

Execução de Merchandising

Para começar, vamos entender o que é, afinal de contas, uma Execução de Merchandising?

Merchandising é um conjunto de técnicas que ajuda a colocar um produto no mercado de moto que seja atraente para o consumidor. O produto, nesses casos, pode aparecer de maneira “discreta”, sendo citado, ou de maneira explícita.

A Execução de Merchandising é colocar essas ações em prática. Sendo um conjunto de técnicas diferentes utilizadas para destacar um produto no seu PDV, a partir do uso de materiais (como os materiais temporários, semipermanentes e os permanentes)

A boa utilização dessa técnica é o que permite aumentar o giro do produto, ou seja: beneficiando a indústria, o comércio e o cliente.

Tipos de Materiais de Merchandising

Os materiais utilizados para a execução do merchandising são classificados de acordo com a durabilidade no PDV.

Usar esses materiais pode ser determinante para influenciar a decisão de comprar do seu cliente. Isso vai depender da escolha adequada do material para o seu comércio, de modo a garantir uma ação mais efetiva.

Vamos conhecer um pouco mais desses materiais?

Temporários

Levam esse nome devido à sua duração nos PDVs, ficando de 1 a 2 meses.

Entre esses materiais estão: bexigas personalizadas; balões infláveis (utilizados durante ações); plástico de forração; precificador; roletas (usadas durante ações) e brindes.

Seu uso é voltado para chamar atenção de algo que está como oportunidade, seja um lançamento, uma promoção… por conta disso, seu tempo de uso é mais curto.

Semipermanentes

Os semipermanentes levam esse nome devido ao fato de possuírem uma duração um pouco mais longa que os temporários, ficando no período de 3 a 5 meses nos PDVs.

Entre esses materiais, encontramos: clip strip; wobbler; stopper; régua gôndola; plástico forração; móbile; bandeirolas e cestos.

São utilizados geralmente para dar suporte a produtos ou para promoções mais duradouras.

Materiais Permanentes

Os permanentes, como o nome já diz, têm uma durabilidade maior e ficam nos PDVs por um tempo superior a 5 meses, podendo chegar a 1 ano ou mais.

Entre eles, estão: os expositores, faixa gôndola; cestos; testadores; e cubos promocionais.

São ideais para criar “pontos extras” dentro da sua loja, criando outras oportunidades para o cliente adquirir seus produtos.

Isso tudo se baseando na repetição. Por seu cliente encontrar diversas vezes com aquele produto, vai passar a ter a sensação de necessidade, e, consequentemente, vai desejar adquiri-lo.

Posicionamento de produtos

Em busca de conveniência e comodidade, o cliente entra em nossa loja esperando encontrar facilmente os produtos que deseja.

O processo de facilitar as compras do seu cliente é, então, um dos papéis do Merchandising. Através de uma organização melhor pensada, você consegue influenciar bem os seus consumidores, causando um impacto positivo nas suas vendas.

Para isso, aposte na disposição dos produtos nas gôndolas, aposte nos pontos extras, fazendo uso dos materiais permanentes, e utilize expositores para facilitar a sua venda.

Um fator interessante é observar as questões de acessibilidade e visibilidade dos seus produtos.

De acordo com algumas análises feitas, a melhor posição para disponibilizar seus produtos é na altura dos olhos, em prateleiras a, aproximadamente, 1,60m do chão.

Um ponto importante a se destacar é que, por se tratar da melhor posição na organização da sua loja, este deve ser o lugar destinado à organização de produtos-foco.

Ponto de Vendas Criativo

A criatividade na organização do seu PDV também pode ser determinante em algumas datas especiais.

Que tal criar uma organização que homenageie os pais, as mães, ou a bandeira brasileira? Tudo isso chama a atenção do seu cliente, atraindo-o para aquele espaço, e despertando o interesse por um produto que, se não fosse aquela organização, poderia passar despercebido.

Por isso, investir em um PDV criativo também pode ser um fator determinante para auxiliar no sucesso das suas vendas, e fazer do seu PDV um lugar mais atrativo.

Campanhas Promocionais

As campanhas promocionais também são pontos importantes para uma boa estratégia de merchandising.

Pensadas para alavancar as vendas de produtos nas lojas, são voltadas para atrair mais clientes que poderão conquistar prêmios e descontos.

Essas campanhas são sempre pensadas com parceria entre a indústria e o comércio, de modo a fazer com que as ações sejam efetivas.

Cada campanha promocional, em virtude disso, terá regras diferentes, e a duração também deverá ser decidida entre as duas partes.

Conclusão

Preparar ações específicas voltadas para o aumento da rotatividade, e consequente aumento das suas vendas, é uma tarefa delicada e exige atenção.

Preparamos com carinho esse Guia para te ajudar a impulsionar as suas vendas e garantir um maior sucesso na organização da sua loja.

Conta aqui pra gente: qual a estratégia que você tem mais utilizado?


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Escrito por Equipe G-light
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